A tosse da asma é sempre seca?
- Dra. Juliana Justi

- 24 de fev.
- 1 min de leitura

A tosse se comporta como um mecanismo de defesa do nosso organismo para proteger as vias aéreas.
No caso da asma, a tosse costuma ser seca, pior à noite e, algumas vezes, pior aos esforços.
A crise de asma pode ter diversos gatilhos, dentre eles: mudança de clima, contato com poeira ou com fumaça.
O que acontece é que um dos principais gatilhos da crise de asma na infância são os resfriados e demais infecções das vias aéreas superiores! Nesse caso, a tosse pode já começar produtiva.
Em crises com intensa resposta inflamatória, a tosse seca da asma também tende a evoluir produtiva após cerca de 2-3 dias de evolução. Isso porque as vias aéreas inflamam excessivamente e produzem o muco. Além disso, se não for tratada corretamente, a obstrução das vias aéreas durante a crise de asma tende a deixar o quadro muito prolongado.
No consultório ouço com frequência a frase: “Nunca é só um resfriado!”. Isso porque uma das principais características da asma é exatamente a presença de sintomas por mais de 10 dias durante infecções respiratórias.
Sobre o catarro, vale ressaltar que crianças pequenas não sabem “escarrar” e nem assoar bem o nariz, não sendo raro elas engolirem o catarro e apresentarem inclusive vômitos com essa secreção. Podemos ajudar com a lavagem nasal ou até mesmo sessões de fisioterapia respiratória.
Asma tem tratamento! Controlar a doença traz qualidade de vida para a criança e toda a família! Caso precise, conte comigo! Consultas presenciais em Brasília e online para as demais regiões!




Comentários