top of page

Como combater os piolhos?

  • Foto do escritor: Dra. Juliana Justi
    Dra. Juliana Justi
  • 25 de nov. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 30 de nov. de 2021


ree

A pediculose é uma doença que atinge principalmente crianças em idade escolar, sobretudo as do sexo feminino. É confirmada pela identificação do parasita (piolho) e seus ovos (lêndeas) no couro cabeludo do paciente acometido.


É transmitida por contato direto ou através de bonés, gorros, pentes ou escovas de cabelo de indivíduos contaminados.


Provoca intensa coceira no couro cabeludo, podendo atingir também o pescoço e região superior do tronco, onde pode ocorrer aparecimento de pontinhos vermelhos semelhantes à picada de inseto. É comum o aparecimento de ínguas atrás das orelhas e nuca.


Segundo a Soociedade Brasileira de Dermatologia, o método mais efetivo de tratamento é o tópico (aplicação de medicamento diretamente no couro cabeludo), mas existe também tratamento por medicação oral.


Além do tratamento medicamentoso, são medidas essenciais:


Pentear o cabelo molhado com pente fino para remoção completa dos piolhos e lêndeas. Roupas e utensílios pessoais de pano usados nas últimas 48 horas devem ser lavados com água em temperatura acima de 50 graus Celsius e/ou secados em máquinas de secar roupas nas mais altas configurações de calor.


Tratamento dos familiares ou comunicantes


Limpeza dos utensílios contaminados: manter escovas de cabelos submersas em água por 10 minutos é uma medida suficiente.


Comunicar a escola para busca ativa de outros casos e tratamento da doença em todos os infectados.


Piolho é aquela coisa, né... Não conheço uma alma viva que não teve pelo menos uma vez na infância!


Aproveito pra fazer um apelo: Não mediquem seu filhos sem orientação médica. Remédio para pediculose não previne e nem trata C0VID!


Beijos

Dra Ju

 
 
 

Comentários


logo com letras pretas em fundo transpar

Dra. Juliana Justi © 2025 - Todos os direitos reservados.

bottom of page