top of page

Tudo que você precisa saber antes de escolher um nebulizador!

  • Foto do escritor: Dra. Juliana Justi
    Dra. Juliana Justi
  • 27 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Os termos inalador e nebulizador são sinônimos. A escolha do tipo de nebulizador depende de pra quê você vai usar e quais características são importantes pra você! Sem entrar em detalhes de taxa de saída da medicação e tamanhos de partículas, EU vejo assim: - Se o nebulizador é pra algum portador de fibrose cística ou alguma outra pneumopatia crônica que indique uso de antibióticos inalatórios como Tobramicina ou Colistin, é indicado o uso do nebulizador a jato (ex: Inalador Compressor NE-C801), que é adequado para uso também de corticóides e alfa-dornase. O nebulizador a jato Respiração-assistido é superior ao comum, porém é caro e pouco disponível aqui no Brasil. - Os nebulizadores ultrassônicos são mais rápidos e silenciosos que os a jato, mas não podem ser usados para inalação de corticoide (como Clenil A e Pulmicort) e nem da alfa-dornase. Se o uso do nebulizador for apenas para nebulização com soro, ele é uma boa opção por ser mais prático que o a jato e mais em conta que o de rede vibratória. - Os nebulizadores de rede vibratória são pequenos e funcionam com pilha, sendo os mais práticos, silenciosos e rápidos! Podem ser usados com a criança deitada e com maioria das medicações. Então, sabendo da luta que é conseguir fazer uma nebulização decente numa criança, acho a melhor opção. Porém, ele é o mais caro! Faltam estudos do uso de antibioticos inalatórios nos nebulizadores de rede vibratória. Para pneumopatas crônicos que usam essas medicações e que, por isso, precisam ter um nebulizador a jato, devido à grande quantidade de nebulizações por dia, também vale a pena ter um de rede vibratória pra uso das demais medicações, pois ele funciona mais rápido e pode ser usado com alfa-dornase, corticoides e demais medicamentos.

Os tipos são:


Nebulizador a jato:


Pode fazer todas as medicações, inclusive corticoides Inalatorios (ex: Pulmicort e ClenilA)


- Mais barulhento;

- Mais lento;

- Necessita estar ligado na tomada;

- A eficácia da nebulização é geralmente baixa e existe também uma alta variabilidade entre o desempenho atingido por diferentes marcas do aparelho.


Os do tipo "Respiração-assistido" possuem uma válvula que abre na inspiração e aumenta fluxo, sendo mais eficazes que os simples.


Esse é o tipo de nebulizador mais adequado para uso de antibióticos inalatórios, então é muito usado em portadores de doenças como a Fibrose Cistica.


Nebulizador ultrassônico:


- Mais rápido e eficaz que os nebulizadores a jato;

- Menor e mais silencioso;

- Alguns podem ser usados com a criança deitada;

- O calor gerado no processo pode desnaturar algumas medicações que, consequentemente, não podem ser usadas nestes aparelhos, como corticoides, dornase-alfa e alguns antibióticos inalatórios.


Nebulizador rede vibratória:


- O tipo mais rápido e silencioso;

- Pode fazer com a criança deitada;

- Leves. rápidos e portäteis (alguns funcionam com pilha);

- Pode ser usado para nebulização de corticóide inalatório, dornase-alfa alguns antibióticos inalatórios;

- Custo elevado.


Lembrando que todos os tipos precisam de higienização e pra vocês se atentarem ao prazo de troca de peças do seu nebulizador (vem no manual).


Beijos

Dra Ju

 
 
 

Comentários


logo com letras pretas em fundo transpar

Dra. Juliana Justi © 2025 - Todos os direitos reservados.

bottom of page