Qual diferença entre gripe (infecção pelo vírus Influenza) e resfriado?
- Dra. Juliana Justi
- há 17 minutos
- 2 min de leitura

Gripe e resfriado são doenças causadas por vírus e ambas podem cursar com dor de garganta, coriza, congestão nasal, tosse, espirros, falta de apetite e febre.
O restriado comum, também chamado de nasofaringite, é uma doença causada por mais de 200 tipos de vírus (principalmente o Rinovírus). Esses vírus atacam a mucosa das vias aéreas SUPERIORES.
É uma doença autolimitada, melhora em cerca de 7 a 10 dias.
O tratamento é basicamente remédio para aliviar os sintomas, como analgésico / antitérmico, lavagem nasal e aumento da ingesta de líquidos.
A gripe é uma doença causada pelos vírus Influenza. Os grupos Influenza A e B circulam de maneira sazonal. Esses virus sofrem mutações e por isso a vacina é modificada todo ano.
Então, afinal, qual a diferença entre gripe e resfriado?
A diferença é que a gripe, além de causar todos os sintomas de um resfriado, pode afetar também o trato respiratório INFERIOR. Isso pode resultar em uma tosse pior, febre mais alta e maior comprometimento do estado geral. Ocorre também dor no corpo, dor de cabeça e em alguns casos, diarreia.
Além disso, a gripe pode evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG),
que é caracterizada por dificuldade para respirar, baixa saturação do oxigênio no sangue e descompensação das doenças pré-existentes do paciente.
Pacientes com gripe que têm indicação de tratamento com antiviral (Tamiflu):
Pacientes que evoluem com deterioração evolutiva do estado clínico e com Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Pacientes que possuam fatores de risco para complicações, como:
- Portadores de comorbidades (ex: asma e demais pneumopatias, doenças cardíacas, renais, síndrome de Down, imunodeficiência, entre outras);
- Menores de 5 anos (sendo que o maior risco de hospitalização é em menores de 2 anos);
- Gestantes;
- Idosos.
Os demais pacientes devem ser tratados igual ao resfriado.
E aí? Já sabiam da diferença?
Beijos
Comments